Gestão de dados: Como fazer sua empresa crescer e vender mais

Gestão de dados: Como fazer sua empresa crescer e vender mais

Entenda como alavancar seu negócio e vender mais, tomando as decisões corretas. Vamos mostrar uma ferramenta poderosa de gestão de dados, para tomadas de decisões corretas, para fazer sua empresa crescer e vender mais.


Fazer a gestão de dados de uma empresa não parece ser uma tarefa nada fácil. O assunto pode tomar uma complexidade muito grande, mas aqui vamos desmistificar este assunto e mostrar que fazendo a gestão das informações do seu negócio, você pode fazer sua empresa crescer e consequentemente vender muito mais, utilizando é claro, as ferramentas corretas para isto!

No mundo da tecnologia, o mercado está cheio de softwares e ferramentas que prometem mundos e fundos para alavancar seu negócio, no entanto, muitas destas ferramentas são extremamente complexas e até mesmo caras. Com o custo alto e complexidade alta, fica difícil investir, pois normalmente a situação já se encontra crítica e a busca por ferramentas que auxiliem este crescimento, é justamente por estar com questões financeiras comprometidas.

Desta forma, um bom estudo é necessário ser feito, antes de tomar a decisão de qual software ou ferramenta irá escolher para auxiliar sua empresa no crescimento. A gestão de dados é algo crucial nos dias atuais, tendo em vista que os sistemas utilizados nas empresas registram toda informação do seu negócio. Então, porque não analisar estas informações para melhorar suas decisões?

Por que devo analisar os dados do meu negócio? 

Imagine uma situação onde sua empresa faz a distribuição/venda de produtos de forma regionalizada. Seu sistema atualmente registra todas as informações, mas é altamente complexo cruzar dados e relatórios para identificar qual a região hoje é mais carente do seu atendimento. 

No entanto, com uma ferramenta que cruza todas as informações do seu negócio e apresenta em forma de mapa, por exemplo, você pode identificar onde de fato, sua empresa não chega! Desta forma, a gestão de dados da sua empresa, faz com que decisões embasadas em números sejam mais assertivas e eficientes.

Empresa em crescimento

Quais dados devem ser analisados para minha empresa crecer?

A escolha dos dados que irá analisar dependerá do seu nicho de mercado. Porém, é válido destacar que todo e qualquer dado presente nos sistemas de registro da sua empresa podem ser analisados, mas a decisão de quais analisar, vai depender muito de onde você quer que sua empresa chegue!

Alguns exemplos abaixo, de dados que podem ser analisados e gerenciados para sua melhor tomada de decisões:

  • Faturamento geral
  • Itens de estoque
  • Contas a pagar e contas a receber
  • Cadastro de clientes (informações geográficas, por exemplo)
  • Volume de vendas por filial
  • Volume de vendas por vendedor
  • Volume de vendas por tipo de produto
  • Atingimento de meta

Entre muitos outros dados que já estão presentes em sua empresa, mas que precisam ser analisados e tratados. As possibilidades são infinitas.

Como a análise de dados pode ajudar meu negócio a crescer?

Se imagine num cenário onde você está vendendo seus produtos, e através da intuição/percepção diária, identifica que muitos destes clientes estão vindo de uma cidade de aproximadamente 150km de sua loja. Através da sua percepção, irá então pensar na abertura de uma filial, para atender não só estes clientes que estão vindo até você, mas também os potenciais clientes deste lugar. 

Se você simplesmente se basear apenas nesta percepção, pode errar feio na decisão, por exemplo, de onde abrir a filial. Baseado nos dados de cadastro dos seus clientes, você pode identificar através de um mapa de vendas onde estes estão e estrategicamente abrir uma filial que atende não só estes clientes que “percebeu” estarem se deslocando até você, mas outros que irão surgir neste mapa e relatórios.

Além disso, dados financeiros, métricas de venda, acompanhamento de atingimento de metas por colaborador, por filial e muito mais, são dados passíveis de análise!

Business Intelligence (B.I,) o que é?

Se você chegou até aqui, é porque busca o crescimento de sua empresa, quer que sua empresa venda mais e cresça exponencialmente.

Pois bem, sabendo agora que a análise de dados é algo crucial para o seu negócio, basta colocar em prática. Uma das formas mais recomendadas atualmente é a utilização de ferramentas de B.I (Business Intelligence). Mas o que são estas ferramentas?


Trata-se de um conjunto de ferramentas e técnicas, voltadas à análise inteligente de dados, presente em qualquer plataforma de banco de dados ou aplicação que permita a conexão e coleta dos mesmos. Através desta conexão/integração, é possível então montar uma série de Dashboards e relatórios de forma personalizável para o seu negócio. Dentre as ferramentas mais famosas de BI, está o Microsoft Power B.I, como seu próprio nome diz, da grandiosa Microsoft.

Requisitos para ter uma ferramenta de gestão de dados, B.I

Para que sua empresa possa usufruir dessa poderosa ferramenta de análise de dados inteligente, existem dois principais requisitos:

1. Possuir um ERP ou uma base de dados para consulta:

Isto quer dizer que será necessário que sua empresa possua um software de “Planejamento de recursos da Empresa”, traduzido de sua sigla original ERP, que quer dizer em inglês: Enterprise Resources Planning. Caso não possua um ERP, será necessário ao menos uma base de dados, normalmente baseada em Excel ou algum outro software de “organização” de tabelas similar.

2. Desejo de crescimento

É imprescindível que você queira que sua empresa cresça! Um dos principais objetivos das ferramentas de B.I é entregar para os gestores que irão fazer uso das ferramentas, o poder de decisão baseado em dados e fatos. Assim, consequentemente, você poderá dar o rumo certo para sua empresa crescer e prosperar.

Ficou interssado? Solicite um orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *